Uma das Maravilhas da Natureza

Patrimônio Natural da Humanidade e uma das Novas Sete Maravilhas da Natureza. O Parque Nacional do Iguaçu, criado em 1939, pelo Decreto N° 1.035, abriga o maior remanescente de floresta Atlântica (estacional semidecídua) da região sul do Brasil. As Cataratas do Iguaçu são um show à parte em Foz do Iguaçu. O Parque é a soma da biodiversidade do local mais a paisagem necessária para uma experiência inesquecível e única.

O Parque Nacional protege uma riquíssima biodiversidade, constituída por espécies representativas da fauna e flora brasileiras, das quais algumas ameaçadas de extinção, como onça-pintada (Pantheraonca), puma (Puma concolor), jacaré-de-papo-amarelo (Caimanlatirostris), papagaio-de-peito-roxo (Amazona vinacea), gavião-real (Harpia harpyja), peroba-rosa (Aspidospermapolyneutron), ariticum (Rolliniasalicifolia), araucária (Araucariaaugustifolia), além de muitas outras espécies de relevante valor e de interesse cientifico.

Essa expressiva variabilidade biológica somada à paisagem singular de rara beleza cênica das Cataratas do Iguaçu, fizeram do Parque Nacional do Iguaçu a primeira Unidade de Conservação do Brasil a ser instituída como Sítio do Patrimônio Mundial Natural pela UNESCO, no ano de 1986.

Unido pelo Rio Iguaçu ao Parque Nacional Iguazú, na Argentina, o Parque brasileiro integra o mais importante contínuo biológico do Centro-Sul da América do Sul, com aproximadamente 1 milhão de hectares de áeras naturais, sendo mais de 600 mil hectares de áreas protegidas e outros 400 mil em florestas ainda primitivas. Responsabilidade ímpar para ações conjuntas entre Brasil e Argentina nos esforços de proteção e conservação deste tão importante Patrimônio Mundial Natural.

A gestão desta Unidade de Conservação Federal é realizada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão federal vinculado ao Ministério do Meio Ambiente, responsável pela gestão das Unidades de Conservação do Brasil.

O Parque Nacional do Iguaçu é hoje exemplo de sustentabilidade, onde é realizado o desenvolvimento socioambiental com integração entre a proteção e conservação e o uso sustentável dos recursos naturais.

fonte: https://www.h2foz.com.br/noticia/parque-nacional-do-iguacu-80-anos-um-legado-para-as-futuras-geracoes
http://www.icmbio.gov.br/parnaiguacu/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
%d blogueiros gostam disto: