quem somos

A microrregião de Jundiaí é uma das microrregiões do estado brasileiro de São Paulo pertencente à mesorregião Macro Metropolitana Paulista. Sua população foi estimada em 2015 pelo IBGE em 696.334 habitantes e está dividida em cinco municípios. Possui uma área total de 802,509 km². Seus municípios também fazem parte da Aglomeração Urbana de Jundiaí.

Uma cidade de muitas histórias! De uma ocupação cujo desenvolvimento influenciou todo o crescimento do interior do Estado de São Paulo, a partir do período cafeeiro e da chegada da Ferrovia!

Uma cidade de muitas culturas! A presença do negro, a chegada do imigrante italiano e, posteriormente, de tantos outros imigrantes garantiram a riqueza cultural de uma cidade que hoje é formada – e apresenta por meio de suas festas, a presença de tantas nações que foram marcando o crescimento da cidade!

Uma cidade de tradições! O tempo passou e o crescimento modernizou a antiga Jundiaí, mas não fez com que a cidade perdesse sua identidade, hoje ainda tão presente nas Festas, como a Festa da Uva, Festa da Colônia Italiana, Feira da Amizade e ainda no próprio modo de vida do jundiaiense, que apesar de estar em uma das cidades mais desenvolvidas do estado de São Paulo e do país, mantém o comportamento simpático e hospitaleiro das pequenas vilas de interior!

Uma cidade de muito verde! Não há como chegar em Jundiaí e não perceber o abraço da majestosa Serra do Japi, envolvendo toda a cidade! E este verde, hoje muito preservado, se espalha por toda a cidade em seus parques e praças!

Uma cidade conhecida como Terra da Uva! Em virtude do surgimento da uva niágara rosada em terras jundiaienses em 1933, a cidade tornou-se reconhecida nacionalmente pelo apelido de Terra da Uva, apelido este que ainda justifica-se, já que a cidade continua sendo uma das maiores produtoras de uva de mesa do país, além de produzir inúmeras outras variedades!

error: Content is protected !!